Metodologias de um Treino Ideal

Máxima Amplitude do movimento;
Estudo ( Bloomquist et al., 2013; McMAhon, Morse, Burden, & Winwood, 2014). ) indicou que ao efectuarmos uma amplitude máxima de um exercício, o nosso músculo irá ter um aumento em cerca de 59%, uma redução de percentual de gordura maior ( cerca de 22%) e iremos ter um ganho de força explosiva.
O invés, ou seja uma menor amplitude do movimento, provoca um crescimento na ordem dos 16%, uma redução de gordura na ordem dos 5% e menos ganhos na força explosiva.

Repetições Altas VS Repetições com Peso;
Muitos irão indicar que é necessário ter mais carga do que repetições, na minha opinião e na minha experiência, acho que a carga é apenas prejudicial.
e porquê?
Se formos uma pessoa com objectivos normais e não competitivos (cerca de 90% dos meus atletas), chega perfeitamente a alta repetição para obter falha muscular (tema para outro dia).
A alta repetição provoca um aumento tanto de resistência, força e ainda, que para mim é o mais importante, o factor “low risk of injurie” ou seja a baixa probabilidade de o atleta se lesionar.
Na minha opinião cargas excessivas provocam muitas das vezes lesões e mazelas desnecessárias mas no entanto existe população alvo para este tipo de tipologia.
Se o vosso objetivo é ganho de massa muscular e já detêm algum conhecimento acerca de técnicas e formas não vejo razão para não o fazerem.
O Aumento de Peso provoca, como indicado na foto acima, a possibilidade de ganho de massa muscular e ganho de força.

Descanso
Sem descanso não existe recuperação e sem recuperação não existe progressos..
Deixo-vos com um artigo já antigo que expressa a minha opinião neste caso (Artigo)

Técnica Correcta
Uma das primeiras coisas que eu digo aos meus atletas é
” temos que saber construir uma base solída para depois evoluir”
Em 10 anos de experiência já vi e ainda continuo a ver pessoas que tentam fazer um agachamento sem antes conseguir “dominar” a sua técnica.
Sem dominarmos a técnica o que irá acontecer, mais tarde ou mais cedo, é uma lesão corporal e como Personal Trainer temos que saber que em primeiro lugar deverá estar sempre a saúde do nosso atleta.

Objectivos
Definir bem os objectivos do nosso atleta é crucial para se ter sucesso.
Nós, professores, temos que saber ouvir o nosso atleta e tentar perceber o que ele(a) pretende para o seu futuro e tentar elaborar treinos e nutrição que vá de acordo com o que ele(a) pretenda.
No entanto é necessário demonstrar ao atleta a realidade crua e dura.
Obviamente que um Senhor com 60 anos irá ter mais dificuldade e irá demorar mais tempo em conseguir os seus objectivos mas no entanto nada é impossível.
Agora cabe a nós, personal trainer, avisar para a realidade para que não seja criadas falsas expectativas.

Movimento Concêntrico e Excêntrico
São dois movimentos importantes para o desenvolvimento muscular.
Deixo-vos com um artigo já elaborado que continua actual (Artigo)
Resumo
Confesso que em 13 anos de treino, já cometi várias erros , o que provocou algumas patologias como Hérnias, desgaste de vértebras e artrose. Na altura era só peso e mais peso e a técnica não era de todo a melhor e consequentemente mais tarde as mazelas apareceram…
E é por esse motivo que a minha prioridade é sempre a saúde. Sei que muitos dos atletas , ao obterem ajuda e assistência de um Personal Trainer, vão sempre com altas expectativas, mas cabe a nós , profissionais da área, indicar a realidade da situação.
Deveremos ter paciência, sermos constantes e acreditar que iremos ser recompensados.
O Atleta deverá ter sempre confiar no seu Personal Trainer e confiar no processo.
REDE SOCIAIS
Facebook: Aqui
Grupo Aqui
Instagram: Aqui
Deixe uma resposta