Hoje em dia vemos pessoas a recorrem a dietas da moda (por exemplo Dieta Paelo) tentando comer mais saudavelmente possível, como por exemplo, vegetais, nozes e outras coisas que são naturais e biológicas.
No meu ver, tudo bem…
Eu próprio o faço…
Mas no entanto eu consigo entender que não existem dietas milagrosas e para termos uma reeducação alimentar saudável, temos que reconhecer o meio social onde estamos inseridos…
Já viram um seguidor paleolítico fervoroso a viver numa cidade? Como conseguira ter os seus alimentos biológicos? Não será que irá ficar nervoso, stressado e ansioso? E sabem o que isso leva? Desistência da reeducação alimentar.
Eu não estou a dizer que é impossível, porque não o é, o que eu estou a dizer é que é uma forma de alimentação extremamente cara, radical e extremista poderá levar a desistência dos bons hábitos alimentares.
E sim, eu sei que irei ser crucificado por alguns leitores seguidores paleo, mas isso é apenas a minha opinião.
Mas antes de me crucificarem, deixem-me dizer que também a sigo, numa regra geral (comendo o mais saudável possível e biológico) mas no entanto também sigo atkins, ducan, entre outras.
Eu sigo todas e ao mesmo tempo não sigo nenhuma. A minha reeducação alimentar é baseada num misto de várias sendo que vou sempre “apanhando” o melhor de cada uma.. Mas, sim eu tenho uma base, mas isso já lá iremos.
Agora deixem-me mostrar-vos como podem perder peso, sem serem extremistas e ficarem quase 16h em jejum ou comer somente biológico ou ficarem completamente magros (mas na carteira)
Neste artigo quero vos indicar alguns erros que as geralmente as pessoas cometem para perderem gordura.
Restrições ilimitadas
Quando querermos perder peso vamos ter que admitir o seguinte, querermos resultados e perda de peso rápida
E por causa disso passamos fome… Mas será que é esse o caminho a seguir?
Obviamente que não!
Se querem perder peso rápido e sem qualquer tipo de pensamento logico, e com riscos para a vossa saúde, parem de ler este artigo porque não é para vocês…
Ainda continuam aí? Óptimo então! Vejo que são pessoas “iluminadas” =)
Agora que deixamos os apressados de fora vamos lá esmiuçar a questão…
Se querem perder peso rapidamente e passam fome estão a fazer duas coisas terríveis:
- Problemas de saúde (o vosso organismo – lê-se corpo- está habituado a um regime alimentar “grandioso” e se passarmos do 80 para 8 irá haver consequências);
- Irão perder imensa massa muscular (é tão bom perdermos peso, mas será que é bom ficarmos flácidos e sem qualquer massa muscular?)
- Vamos ter desejos alimentares (querem colocar a vossa reeducação alimentar num impasse e torna la numa dieta yoyo?
Uma das coisas que irão aperceber-se com o tempo, é que se fizerem uma dieta “crash,” a primeira coisa que irão perder não é gordura, mas sim água, que por sua vez vem e volta muito rapidamente, certo?
Quando alguém perde por volta de 10kg numa semana é garantido que 50% desse peso é água que eventualmente, mais tarde ou mais cedo, iremos recuperar e se perderam esses 10kg é porque estão a passar fome e ao passar fome, mais ou menos em 1 a 2 dias, irão comer muito e porcamente ultrapassando em larga escala a ingestão calórica indicada.
Outro grande problema das dietas “crash” e a perda de músculo que irá provocar.
Quando menos comermos, menos músculo iremos ter e menor a quantidade de músculo menor a queima de gordura. é tão simples como isso.
Quando perdemos músculos, o nosso corpo irá modificar para uma forma não muito agradável (aquele look magrinho), o nosso corpo irá desacelerar, os nossos órgãos poderão falhar, os nossos ossos descressem em densidade óssea e é muito mais provável em ficarmos doentes, sendo que o nosso sistema imunitário irá baixar.
Sentimento de culpa
Com o início de uma dieta rigorosa, a nossa mentalidade irá sofrer alterações (e não são boas, garanto-vos)
Vamos ficar deprimidos, cheios de fome, ansiosos e stressados e, como deverão saber nenhum desses casos é bom para promoção de perda de peso.
O nosso corpo entra em desequilíbrio corporal que é, como deverão perceber, grave para quem quer perder peso.
Vamos lá esmiuçar esta questão do equilíbrio do nosso corpo e ver o que poderá mudar.
Nós temos 2 hormonas balanceadores:
Leptina (hormona que indica a saciedade)
Grelina (hormona que indica a fome )
Ao fazermos uma dieta “crash” estamos a alterar o comportamento destas duas hormonas e, simplificando, quando temos a grelina muito alto e a leptina muito baixa, o nosso corpo ir “entra em guerra” dentro do nosso cérebro e da nossa barriga e isso irá fazer com que o nosso cérebro indique ao corpo uma ordem muito simples
“ QUEREMOS COMIDA AGORA E IMEDIATAMENTE”
E o que eleva rapidamente os níveis da nossa leptina? Os hidratos de carbono..
Os hc são os principais macros nutrientes que irão activar a sensação de saciedade e é por esse motivo que muitas das vezes recorrermos aos doces, ou algo recheado de hidratos de carbono, para “matar” a fome.
Qual é a solução e que restrições é que deverão fazer?
Se optarmos por fazer uma restrição não muito rigorosa, iremos desistir pelo factor tempo mas se optarmos por uma dieta “crash” acontece o que acima já referenciei…
Sendo assim qual é o terreno mediano para uma boa perda de peso?
Cientificamente falando existem a várias pesquisas que indicam que para haver uma perda de peso saudável deverá existir um défice calórico na ordem dos 15% a 20%, mas no meu ver e na minha experiência tanto a nível pessoal como a nível profissional acho que poderemos fazer um pouco mais do que isso.
Alimentos Maus VS Desejos Alimentares
Hoje vou desvendar alguns segredos da minha fórmula mágica (lê-se planos alimentares)
Dietas flexíveis, contagem de macros (personalizadas) e comer “limpo”, é sem dúvida nenhuma o caminho a seguir.
Todos nós somos diferentes e cada caso é um caso e é por esse motivo que contar as macros é tão importante para uma redução corporal.
Contar as macros é um fenómeno antigo que muitos nutricionistas e dietistas usam (ou deveriam usar)
Resultados aparecem, a fome é inexistente (usando alimentos limpos) e a motivação fica ao rubro (devido a mudança corporal)
Quando um profissional de saúde consegue calcular as vossas macros pessoais, estamos a meio caminho de uma mudança saudável e sem complicações.
No entanto vamos ter que esquecer as famosas receitas “saudáveis” que apesar de terem boas calorias irão vós dar uma grande “coice” nas vossas calorias diárias. (ex: batido de banana com aveia e chocolate em pó magro.
Tenham a certeza que irão ter proteína e fibras providentes de hidratos bons
Tanto as proteínas como as fibras são excelentes aliadas para a saciedade.
Algumas centenas de calorias de proteína e de fibras irão vos dar horas e horas de saciedade.
Segmentem bem as vossas calorias diárias
Gorduras saturadas são outras grandes aliadas da saciedade, mas no entanto conseguem saciar durante mais tempo do que a proteína e as fibras.
Comam sempre durante o pequeno-almoço e almoço e também ao janta que nunca irão ter aqueles desejos malucos de crise de fome.
Parem com as dietas restritivas e os desejos alimentares irão desaparecer
A maioria das pessoas que desejam perder peso, tem como o seu grande vilão as gorduras e os hidratos de carbono. N meu ver isso é errado.
Deveremos saber quando e como ingerir esses dois macros nutrientes (novamente entra o profissional de saúde para vós ajudar.
Resumo
Matarem se no ginásio sem qualquer tipo de resultados é frustrante, adaptarem-se a uma nova alimentação (reeducação alimentar) é complicado e o sofrer para termos o que desejamos é ainda pior, no entanto, o que importante é ver os resultados no final da jornada e é aí que deverão refugir-se quando as coisas complicam-se.
No final de tudo irão se sentir orgulhosos de vocês próprios, porque conseguiram ultrapassar o que muitos não conseguem, vícios antigo e enraizados nas vossas personalidades.