Agachamento…
Este é um exercício essencial que nos acompanha (ou deveria acompanhar) a vida toda! Antes de começarmos a andar gatinhamos, mas desde gatinhar até à posição bípede passamos muito tempo agachados e não é que os bebés agacham todos mesmo bem sem erros nenhuns? O problema não é fazer mal o Agachamento, o problema é deixar de o fazer a partir de uma certa idade e só muitos anos mais tarde, na melhor das hipóteses é que o voltamos a fazer, sim porque há pessoas que nunca mais fazem este movimento na vida a não ser para se sentarem e levantarem da cama de manhã e da cadeira no trabalho e algumas para se sentarem às refeições (há pessoas que nem tiram tempo para as refeições, que é outro assunto que iremos falar mais à frente). Não ter tempo já não é uma desculpa para não treinar, existem milhões de opções hoje em dia e temos de começar a pensar na nossa saúde um bocadinho (ou um bocadão) mais cedo, porque há pessoas que só começam a pensar na sua saúde quando têm uma caixa de plástico com os dias da semana divididos em compartimentos e em cada compartimento têm 5 ou mais comprimidos.
Nome do Exercício: Agachamento
Músculos Envolvidos: Quadricípite, Posteriores da Coxa, Músculos Lombares, Gémeos e Glúteos.
Padrão do Movimento:
Foto 1 – Colocar a barra no suporte sensivelmente à altura das clavículas, meter a barra no trapézio superior e segurá-la com as mãos à mesma distância preferencialmente no relevo desta. Pés à largura dos ombros, mantendo as curvaturas naturais da coluna, apertar o abdominal, joelhos desbloqueados e retirar a barra do suporte.
Foto 2 – Dobrar os joelhos para a frente de forma a que as ancas se dobrem para trás, mantendo as costas direitas e apontando os joelhos na mesma direção dos pés, não os deixando vir para dentro. Deve-se descer até que os joelhos até que a crista ilíaca quebre a paralela.
Foto 3 – De seguida empurrar os calcanhares contra o chão e estender a perna de forma a voltar à posição inicial.
DICAS:
– O olhar deve estar sempre dirigido para a frente.
– A cabeça deve estar sempre alinhada e no prolongamento da coluna.
– Os pés devem estar sempre totalmente apoiados no chão.
– O peso deve estar igualmente distribuido por todo o pé.
– Os joelhos devem seguir a mesma direção do pé durante todo o movimento.
– É necessário treinar mobilidade da anca e da tibiotársica (falaremos sobre este assunto mais à frente num post).
Meninas e meninos este é um exercício para todos, por isso vamos lá treinar!!!
Bons treinos! 🙂
Autora Convidada Maria Camarão Saraiva (Autora da Maria só há uma)
REDE SOCIAIS MENOSPESO
Facebook: Aqui
Grupo Aqui
Instagram: Aqui