Apemag

  • Home
  • Quem somos
  • Serviços
  • Nutrição
    • Dicas Nutrição
    • Alimentos
    • Receitas
      • Doces
      • Paleo
      • Snacks
      • Acompanhamentos
      • principal
    • Dicas Alimentares
    • Dietas alimentares
    • Planos Alimentares
  • Desporto
    • Artigos
    • Estudos
    • Artigos + Estudos
    • Dicas Desportivas
    • Dicas Exercícios
    • Dicas Gerais
  • Motivação
    • Transformações MenosPeso
    • Antes e Depois Testemunhos
    • Pensamentos
  • Contactos
PT, Testemunhos

Antes e depois: Pedro Sousa

Testemunho Real de Pedro Sousa

Antes: 112kg
Depois: 78kg ( agora em Bulking 87kg)
Duração: 3 anos

O meu nome é Pedro, tenho 41 anos, três filhos e vivo na Noruega desde Janeiro 2013.
Quando vivia em Portugal, nunca me preocupei com a alimentação e nunca fiz qualquer tipo de desporto! Tirando umas corridas para fugir da chuva.
Lentamente o peso foi aumentando até chegar o momento em que a balança pedia para pesar uma pessoa de cada vez!!!  Bem, cheguei aos 112 kg, 1,83cm de altura e quase precisava de ajuda para apertar os cordões das sapatilhas. Foi-me dito pela médica de família que tinha que tomar medicação (talvez para sempre) para manter os níveis de colesterol e triglicerídeos, mas no ano passado fiz análises ao sangue e os valores estavam excelentes e há muito que a tal medicação não faz parte do meu cardápio.
Ainda em Portugal e um bocado porque um amigo me disse que estava a fazer uma dieta (de uma marca que não me lembro ) decidi fazer o mesmo e toca a comprar umas embalagens milagrosas! A coisa correu bem por umas semanas, mas o meu peso nunca foi abaixo dos 100 kilinhos, mas a vontade nunca foi muita e o exercício físico estava de relações cortadas comigo.
Entretanto eu e a minha Maria, decidimos mudar de ares e morada para as terras Nórdicas, acho que foi aqui que me deu o verdadeiro click! Não na viagem, mas quando me comecei a aperceber que de uma forma geral todos os Noruegues se preocupam com a sua silhueta, deixei de me sentir um comum mortal para me sentir o gajo gordo.
Comecei por me inscrever no ginásio e por consultar o Dr. Google que me prescreveu os primeiros planos alimentares, muita salada e atum, mas o gajo afinal não percebia muito da poda, porque os resultados não eram os esperados e força para puxar ferro não existia. Decidi então tentar um PT (Personal Trainer) a sério e aí sim, o peso foi reduzindo até chegar à marca dos 80 kg, isto em Março 2014. Aqui vou a Portugal passar uns dias e para festejar ter chegado aos 80Kg, toca a comer tudo o que me colocaram à frente, duhhh… 5 kg de pura massa gorda em pouco mais de uma semana. Só me apetecia bater com a cabeça numa parede, meses de esforço tinham sido “lixados” em dias.
Posso dizer que estas asneiras nos mostram o caminho que temos de seguir.
Entretanto decidi mudar de PT, fui acompanhado por outro durante uns dois meses até ele me abandonar…(motivos profissionais).
Como seguia alguns PTs no facebook e havia um que me inspirava mais confiança, do que os restantes, decidi entrar em contacto com ele.
Acho que passado uns 2 dias tinha os planos, alimentar e de treino, na caixa de mensagens, coisa a que não estava habituado (demorava sempre muito mais…)
Do meu ponto de vista é de extrema importância ter alguém (PT) que realmente saiba o que está a fazer, mas não menos importante é sermos, acima de tudo, verdadeiros para nós mesmos e seguirmos os planos na íntegra.
Com todas as asneiras que eu fiz anteriormente aprendi que os erros se pagam com o corpo e por isso, também por não ser burro de todo, não me permiti voltar a cometer os mesmos erros e, ao seguir os planos prescritos, os resultados foram aparecendo. No início foram feitos vários ajustes no plano alimentar até que ele (PT) percebesse como o meu organismo reage aos diferentes estímulos.
Como os PT’s são uns “manos” e nos dizem coisas que gostamos de ouvir o meu diz-me que vou começar a fazer 30 min de cardio em jejum! WHAT???, pensei eu… a minha cama não me vai deixar sair tão cedo!
Mas como o desejo de encontrar o six pack é gigantesco, tive uma conversa séria com a minha cama e comecei a levantar-me por volta das 5:30h, enfiar uns BCAA’s pela goela abaixo e toca a fazer spinning, aos fins de semana e por ser um menino bem comportado, toca a fazer 60 min pela fresca.
Passados mais uns dias os 60 min passaram a ser diários.
Nesta odisseia pela procura do tão adorado six pack, os treinos com peso são feitos todos os dias da semana e do fim de semana, eheheh. Passou a ser o meu local de culto ao Santo Ferro.
Em Abril de 2015, com 78kg, numa bela manhã junto aos fiordes, eis que surgem os famosos gomos sixpackianos (mentira, foram aparecendo aos poucos), mas nesta fase e após diversos meses em redução calórica o meu humor era uma desgraça!
Ai daquele que me desse Bom dia, era logo recomendado a ir para locais cheios de germes e bactérias.
Neste momento o meu maior receio era que o PT me indicasse um plano de aumento de peso, o famoso Bulking. Pois um ano antes todo o meu ganho foi de massa gorda…
Bem, o tal plano chegou mesmo e nos primeiros dias sentia que a comida era tanta que passava parte do dia com nauseas mas como tudo o que o PT indica é para ser seguido, toda a comida foi ingerida.
Desta vez, como não há lugar para os erros do passado, estou a aumentar de peso e quase que por milagre o ganho de massa gorda é mínimo, bem… o milagre deve-se a planos bem estruturados e cumpridos.
É verdade que existem muitos momentos em que nos apetece comer aquela coisa que não consta na nossa lista de produtos autorizados, existem vários momentos assim e é neste momento que temos que mostrar a nós mesmos que somos fortes, bebemos um copo de água e afastamos do local onde o pecado mora, com o tempo aprendemos a nos controlar cada vez melhor
Na minha opinião existem 3 grandes fases neste processo:
Fase inicial ou “do é só esta vez” – em que passamos a vida a comer saladas, mas sempre que nos passam uma delicia pela frente, dizemos que é só uma vez e pumba… o problema é que é só uma vez, muitas vezes…
Fase Intermédia ou “não há espaço para asneira” em que não nos permitimos cometer qualquer tipo de erro, mas com o passar do tempo acaba por nos limitar socialmente e até mentalmente. Ficamos quase obcecados.
Fase final, bem na realidade não é final, mas começamos a adaptar o nosso modo de estar e até nos permitimos fugir à dieta de uma forma controlado e os resultados vão aparecendo e não podemos passar por um espelho sem ver como está o bicep, o tricep ou o peitoral e às vezes até dá-mos uma espreitadela ao glúteo! E não me refiro ao gluteo da loira que está na passadeira, mas ao nosso!
Acho que devo alertar também para uma das maiores dificuldades deste processo, os outros, sim os que nos rodeiam!
Para quem não está envolvido numa maratona como a nossa nem sempre é fácil entender o porquê de estarmos a comer peito de frango, com brócolos, durante uma viagem para o Algarve às 10:30h, ou salmão com batata doce às 15:00h, mas depende de nós estar à altura e explicar que embora não seja habitual, é a nossa escolha e o que nos faz bem. Com o tempo as pessoas acabam por se habituar.
Primeiro estranha-se e depois entranha-se!
Para resumir, o meu conselho para os que querem mudar de estilo de vida, definam objectivos a curto, médio e longo prazo que sejam arrojados mas atingíveis. Falem com um PT que vos possa elaborar um plano alimentar e de treino à vossa medida e sejam sinceros. Sigam um plano alimentar sem erros, mas se cometerem esses erros lembrem-se que não é o fim do mundo, acredito que os erros fazem parte do processo e que com o tempo nos ajudam a ficar mais fortes por sentirmos na pele os seus efeitos e por isso mesmo a evitá-los.
Página Facebook: Carregar Aqui
Grupo Facebook:  Carregar Aqui
Instagram: Carregar Aqui
Picture1

Jun 28, 2015Eduino Ribeiro
História anteriorAntes e Depois: Ângela RaimundoPróxima históriaInspirações: a palavra “nunca” não existe…
5 years ago PT, Testemunhosantes e depois, emagrecimento, obesidade, transformações corporais450
Eduino Ribeiro
Website Facebook

Sobre Nós

O MenosPeso.pt (De Obeso para GymnoDesportista) é um site direccionado para todos aqueles que desejam mudar a sua vida.
Todos elementos da equipa são ex-obesos, que depois de transformaram a sua própria vida, ajudam agora todos aqueles que necessitam.Motivando, ensinando e dedicando a essas pessoas, a equipa MenosPeso já dá provas da sua integridade e know-how ao longo de 4 anos, ajudando uma média de 400 pessoas atingir os seus objectivos.







2019 © Menos Peso - Emagrecimento, Fitness e Nutrição