Rubrica Clínica Artur Morais
A síndrome do cólon irritável (também conhecida como colite nervosa ou colite espástica) é uma doença funcional do intestino que origina um conjunto de sintomas digestivos crónicos ou recorrentes: dor abdominal, alternância entre diarreia com fezes pastosas ou obstipação com fezes duras, distensão abdominal com sensação de gás. Nos países desenvolvidos estima-se que 10 a 20% da população sofra desta doença crónica, sendo mais frequente no sexo feminino.
Esta disfunção intestinal resulta de uma perturbação motora na camada muscular do intestino, a qual fica mais reactiva aos estímulos, nomeadamente alimentares e emocionais. Esta hipersensibilidade intestinal tem como sintoma dominante a dor abdominal acompanhada de alteração na frequência, forma ou consistência das fezes. Trata-se de uma dor crónica (não necessariamente contínua mas recidivante), localizada na porção lateral ou inferior do abdómen, que tende a agravar-se em períodos de maior stress ou após a ingestão de certos alimentos, aliviando após defecação.
Salvaguardando as especificidades de cada paciente, os alimentos ácidos, ricos em gordura, picantes, derivados do leite, café, álcool ou alimentos que potenciam a formação de gases (feijão, couves) tendem a agravar a síndrome do cólon irritável, devendo ser evitados. Por outro lado, o controlo do stress e um bom equilíbrio entre o trabalho e os períodos de repouso contribuem para a redução na frequência e intensidade dos sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente.
A acupuntura está indicada para o tratamento da síndrome do cólon irritável, reduzindo a dor abdominal, regularizando o trânsito intestinal (tanto no cólon irritável com diarreia como no cólon irritável com obstipação) e controlando a ansiedade associada a este tipo de patologia (ansiedade esta que é simultaneamente causa e consequência deste tipo de disfunção intestinal).
Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, a acupuntura, seja através do uso de agulhas tradicionais ou da utilização da Laserneedle (vulgarmente denominada acupuntura a laser), consiste na estimulação de pontos específicos do corpo do paciente, tendo como objectivo a regularização do seu sistema nervoso autónomo (SNA). O SNA inerva estruturas involuntárias como as glândulas e o músculo liso do intestino, sendo constituído por um componente simpático (responsável pela resposta fight or flight do organismo, sendo classificado como Yang pela Medicina Tradicional Chinesa – MTC) e um componente parassimpático (responsável pela resposta rest and digest do organismo, classificado como Yin pela MTC).
A hipersensibilidade intestinal que caracteriza os pacientes com síndrome do cólon irritável é consequência deste desequilíbrio Yin/Yang (simpático/parassimpático) do intestino, tendo, na esmagadora maioria dos casos, uma boa resposta clínica aos tratamentos de acupuntura.
Olhando para o trabalho que realizo nesta área clínica há mais de 15 anos, os resultados são verdadeiramente satisfatórios. Importante referir que o nosso tratamento não cura a síndrome do cólon irritável mas permite um controlo sustentado e duradouro desta doença crónica, aumentando consideravelmente a qualidade de vida dos nossos pacientes. Geralmente, o tratamento de um paciente com síndrome de cólon irritável divide-se em duas fases: uma primeira fase, com 12 sessões de acupuntura, para reduzir os sintomas digestivos, regularizar a função intestinal e o equilíbrio emocional do paciente; uma segunda fase, com sessões de acupuntura mais espaçadas no tempo, para consolidar os resultados clínicos obtidos, prevenir agudizações e aumentar a resistência do intestino aos erros alimentares e aos picos de stress.
Como conclusão, o paciente com diagnóstico de síndrome do cólon irritável pode sempre experimentar um tratamento de acupuntura clínica e avaliar o progresso do seu caso.
Contactos Clínica:
Para marcações visite www.arturmorais.com ou contacte
parquedasnacoes@arturmorais.com.
REDE SOCIAIS
Facebook: Aqui
Grupo Aqui
Instagram: Aqui