Hoje vou escrever acerca dos alongamentos estáticos e passivos e o seu papel na musculação e impacto corporal.
Muitos dos meus atletas pessoais perguntam porque é que eu não faço alongamentos no final de cada sessão.
Ao fazermos alongamentos passivos no final de uma sessão de treino iremos prejudicar a performance e também ganhos de força… ( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21373870)
Em 2017 na Unicamp (Junior et al., 2017) houve um estudo em que 9 homens realizaram treino de hipertrofia para o quadríceps, mas uma dessas pessoas fazia um treino de flexibilidade e alongamento. As analises foram conclusivas e as mesmas indicaram que alongar antes da musculação fazia com que os músculos rendem-se menos 20% e os ganhos da massa muscular (em 10 semanas) foram inferiores para a pessoa que alongava no final de cada sessão.
Este estudo veio a comprovar aquilo que eu sempre indiquei aos meus atletas : Alongar antes ou depois de um treino em nada vai ajudar o vosso rendimento, a vossa performance ou a vossa forma física em geral.
Na minha opinião, um bom aquecimento que vá ao encontro ao que irão treinar (Ex: Dia de Peito façam 10×3 flexões) antes de um treino e um alongamento dinâmico (caminhada na passadeira) depois do treino.
Agora vamos supor que o vosso objectivo é ganhar flexibilidade.
Sendo assim, façam os vossos exercícios com uma amplitude completa e alonguem nos dias em que não treinam esse músculo.
Simples e eficaz e sem complicar…
Redes Sociais MenosPeso
Facebook: Aqui
Grupo Aqui
Instagram: Aqui