Muitos são aqueles (gurus do fitness) que indicam que é importante consumir proteína depois do treino e antes de irem dormir devido ao estímulo na síntese proteica para ganho a nível muscular esteticamente e benefícios de saúde, por exemplo, para pessoas idosas.
Para comprovar esse factor foi efetuado um estudo (Holwerda et al. em 2018) em que colocaram homens saudáveis com idade entre 50 a 80 anos, em que uns tomavam comprimidos de placebo com hidratos de carbono e outros com 21g de proteína, pós exercício e antes de irem dormir.
Os dois grupos tiveram em ambientes controlados e ambos grupos faziam musculação 3x por semana
Depois de algum tempo foram efetuados analises corporais fidedignas (DEXA), testes a nível funcional e 1 repetição máxima.
Para quem tomou os comprimidos placebo (hidratos de carbono) houve um aumento da massa magra na ordem de 1,6kg e uma diminuição de gordura na ordem de 0,5kg enquanto quem tomou a proteína teve um aumento da massa magra na ordem de 1,1kg e diminuição da massa magra na ordem de 0,6kg.
Nos testes de força ambos grupos aumentaram a força e melhoram nos testes funcionais.
Em suma poderemos concluir, através deste estudo, que tomar proteína depois do treino ou antes de dormir poderá não ser tão vital como muitos pensam.
REDE SOCIAIS
Facebook: Aqui
Grupo Aqui
Instagram: Aqui
Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30247714